O livro surge junto a necessidade de preservar histórias, fatos importantes que era preciso passar para futuras gerações deixando isso registrado.Utilizamos para divulgação de idéias, crenças, cultura e conceitos importantes pra vida das pessoas e desenvolvimento da sociedade. O livro didático aparece como complemento para ensinamentos que a Bíblia não constavam,aqui no Brasil surgiu em 1929, com a criação do Instituto Nacional do Livro – INL.
O papel do livro didático é um complemento para auxiliar o educador ,mas em alguns lugares não é essa a realidade,sendo ele o principal método usado nas salas de aula,sua falta é motivo de punição.Esse protagonismo do livro deixa alunos e pais insatisfeitos,cada um com seus motivos,os alunos se queixam do peso de carregar todos os dias um grande volume na mochila e os pais por conta do custo altíssimo,já que todo ano letivo é uma nova leva de livros.
Quem defende seu uso diz que para milhares de crianças, o livro didático é o primeiro contato com o universo do livro. Para outros milhares, durante muitos anos, ele seguirá como único suporte de conhecimento cultural, científico e literário, uma vez que muitas não têm e não terão acesso a bens culturais. Entretanto nem todas crianças tem acesso,pois podemos observar em algumas escolas publicas quando tem o livro a quantidade não é suficiente para todos os estudantes sendo dividido,uns ficam com os de ciências e português outros com historia e matemática.
Pra nós fica o questionamento e reflexão sobre o livro didático.
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