Ao utilizar a internet desfrutamos de diversos benefícios como: velocidade das informações,redes sociais que conectam pessoas em diferentes lugares ,entretanto não existem somente o lado bom da rede. Como é um espaço amplo e nem todo mundo conhece os perigos que podem existir por tras da tela,por não ser algo presencial não se é dada tanta a tenção como temos no mundo "real" mas esquecemos que o que fazemos e como agimos na rede reflete fora dela é uma via de mão dupla. alguns dos perigos ao navegar na rede são:
- Vírus - existem vários tipos e são prejudiciais ao computador infectando o sistema.
- Spams - é uma mensagem eletrônica não autorizada e muitas vezes pode conter vírus.
- Páginas falsas - é uma forma de fraude eletrônica que tem como objetivo adquirir informações de quem acessa.
- Email maliciosos - através desses emails pode ser roubadas informações do usuário,geralmente com nomes de grandes empresas ou bancos ou também promoções incomuns .
Esses perigos nos fazem pensar quem está por trás das telas formulado essas ameaças,associamos isso a uma pessoa(palavra) ,ao ovir essa sobre coisas ruins na internt é essa imagem que geralmente temos em mente sobre quem causa isso.
Logo relacionamos ao termo Hacker que por muitos é visto com maus olhos e são considerados culpados e por todos os males da rede criamos um preconceito (conceito pré formulado), entretanto o termo é da língua inglesa que siginifica decifrador ,algém que entenda, se dedica e explora de forma intensa a melhorar e modificar programas e redes de computadores.
Na imagem abaixo podemos ver um hacker sem aquele conceito de pessoa do "mal ".
Entretanto existem aqueles que utilizam dos conhecimentos adquiridos para causar males,como invasão em sistemas,roubos e divulgação de informações privadas como :fotos,videos e áudios. O termo para caracterizar é Cracker criado em 1985 por um grupo de Hackers que queria que os jornais parecem de utilizar de forma errada o termo pois os agrupavam em um nome só independente de suas ações, Cracker também é da língua inglesa e significa "aquele que quebra": no caso, aquele que quebra os sistemas de segurança informáticos. São, em geral, muito confundidos com os Hackers.
Importante conhecer essas diferenças e também entender que todo cracker é um hacker, mas nem todo hacker é um cracker.
ResponderExcluir